Histórico

Fundada em 1997 na cidade de Vinhedo vem realizando sonhos, ajudando a população conseguir moradia digna a preço de custo.Cooperativa é uma empresa que trabalha sem fins lucrativos, realiza seus empreendimentos pelo sistema de autofinanciamento, assim consegue fazer que o sonho passe a ser realidade.


O que é uma cooperativa?

Cooperativa é um grupo de pessoas que buscam os objetivos de forma coletiva, no caso das cooperativas habitacionais as pessoas buscam conseguir terreno para construção da casa própria ou apartamento.


Qual é a vantagem de participar da cooperativa?

São inúmeras as vantagens em participar de uma cooperativa as principais são:

O preço de um terreno, casa ou apartamento pelo sistema cooperativo sai normalmente pela metade do preço do mercado.

Sabendo que as cooperativas não buscam lucros, as compras se tornam muito mais atrativas, conseguindo preços vantajosos para todos cooperados.

Nas cooperativas os sócios tem voz ativa, isto é, a vontade da maioria nas assembléias determinam o andamento dos grupos.


Como se dividem os grupos internos da cooperativa?

Nas adesões que são individuais você já entra sabendo em que grupo pertence quando será realizado seu empreendimento, local da gleba que pertence, e os objetivos do grupo, pois cada seção buscam objetivos diferentes exemplo Grupo A só querem o terreno.

Grupo B querem o terreno e a construção das casas.

Grupo C querem que sejam construídos apartamentos de 3 Dormitórios.

Grupo D preferem apartamentos de 2 dormitórios.

Grupo E querem apto de 1 dormitório.


As cooperativas tem CNPJ?

Sim, as cooperativas são cadastradas normalmente como uma firma comum, mas não temos inscrição estadual, esta é uma das vantagens de ser cooperativa, neste procedimento a cooperativa se reporta diretamente com os órgãos Federais, fica livres de alguns tributos.


As cooperativas tem alguma coisa com as Prefeituras?

Boa pergunta, não temos, este ainda é um procedimento errado das prefeituras da nossa região, se fossem dado a atenção eles iriam ver as cooperativas como parceiras pois estamos de alguma forma ajudando as prefeituras a resolver os problemas de habitação nas cidades, alem de empregar dezenas de pessoas nos empreendimentos. E tem mais na maioria dos nossos empreendimentos os terrenos passam de rural para urbano ainda entrando para os cofres das municipalidades os novos IPTU.


Em especial na Cooperativa Renascer você consegue fazer um resumo dos 10 anos de vida?

Sim, estamos completando 10 anos de trabalho e não foi fácil chegar a esta idade, muitas muralhas foram derrubadas para alcançamos estes objetivos, entre as tantas dificuldades estas são as principais:

1º A falta de conhecimento das leis do cooperativismo (lei Nº 5.764 de 16 de Dezembro de 1971)

2º Os administradores usando como trampolim político os cargos que foram eleitos, misturando suas obrigações com desvios de conduta.

3º A falta de interesse dos políticos municipais em deixar as cooperativas realizar os objetivos para comunidade.

4º A não participação dos cooperados nas decisões da cooperativa ( não comparecem nas assembléias).

Assumimos a administração da cooperativa no mês de junho de 2005, encontramos uma cooperativa bagunçada sem credibilidade, sem documentos, era quase impossível de reverter aquela situação, mas Deus pois sua mão sobre nossas cabeças, mostrando os caminhos a serem tomados.

Temos 5 grupos em atividades cada com seus recursos e custos independentes, também com sua dificuldades e peculiaridade:

Grupo I – Grupo de 35 em loteamento aberto denominado como “VILA RENASCER” lotes entregue pela diretoria antiga.

Grupo II e III Compraram a área mais não temos as diretrizes da prefeitura este documento deve ser aprovado durante o mês de junho/07.

Grupo I apartamento (Residencial Renascer) Obra no portal, quando assumimos esta cooperativa só tínhamos 16 cooperados com condições de participar desta obra, fizemos altas modificações nos projetos e começamos fazer novas adesões em 8 meses completamos o grupo agora com 80 cooperados, estamos entregando a cada 10 meses 1 torre com 16 apto.

Agora estamos montando dois novos grupos:

Residencial Quinta das Jabuticabas

O mais audacioso plano de construção de apartamentos a preço de custo de nossa região, 144 apto com 81,46m²

Seu sonho passa do papel para a realidade, basta fazer sua opção de adesão programada em nossa cooperativa.

Tudo que você sempre sonhou agora a seu alcance, 144 apartamento em Valinhos com 81,46m² de área útil, 3 dormitórios sendo 1 suíte ,sacada panorâmica, esquadrias de alumínio, revestimentos cerâmicos em todo o apartamento, porcelanato na sala.

Estes grupos terão fácil aceso, no prolongamento da Avenida Joaquim Alves Correia, em frente ao novo hospital de Valinhos, 5 minutos do centro de Valinhos e 5 minutos do centro de Vinhedo.

Fazendo sua adesão você já programa o recebimento do apartamento, escolhendo o local, andar, e numero do apto, você realiza seu sonho num ambiente voltada ao cooperativismo.

Onde fica o escritório da cooperativa?

Nosso escritório esta na Rua João Corazzari N: 169 Sala 4 centro Vinhedo, esta rua é ao lado da prefeitura de Vinhedo.

"Moradia digna direito de todo cidadão"

Diretoria

Diretora Presidente - Sheila Aparecida da Rosa.

Diretor Financeiro - Rodrigo Cesar Modesto.

Diretor Administrativo - Carlos Pereira Rodela.

Administração

Marco Antonio Lopes Cardoso.

 

 

 

Atenção ao Novo Regulamento  



Copyright © 2010 | Cooperativa Renascer - Direitos Reservados
Criar site